sábado, 9 de novembro de 2013

Coesão e Coerência Textual

   Para se fazer um texto é necessário que esse texto tenha coesão e coerência. Elas darão ao texto o sentido, fazendo com que o leitor consiga decifrar a mensagem que deseja ser transmitida através de um texto.
   A coesão textual é o mecanismo das palavras em um texto, como elas se relacionam para dar sentido nas frases, nos parágrafos e em tudo que se da coesão a um texto. Existes alguns tipos de mecanismos que usamos para construir o sentido em um texto: 
 - As referências e as reiterações: esse tipo de coesão acontece quando um termo é substituído por outro dentro de um texto. São usados certos elementos para que uma palavra não precise ser repetida, porém é necessário uma relação semântica entre esses dois termos. Vejamos o exemplo: “Carla ganhou um gato. O animal já conhece todos os cantos da casa”
   O termo “O animal” faz referência a um termo antessente “gato”. Podemos chamar esse fenômeno de anáfora.
   Um outro tipo de coesão é a catáfora, neste caso temos um pronome que substitui o sujeito: “A menina olho-o e disse: João está com um ar de cansado.”
 - Substituição de lexemas: ocorre quando uma palavra é trocada por outra que tem o mesmo significado, exemplo: homem por ser humano, gato por felino...
 - Conectores: são os responsáveis pela ligação das palavras, eles podem ser proposições, conjunções, advérbios conectivos etc.
 - Correlação dos verbos: os verbos devem ser utilizados corretamente de acordo com o tempo verbal, dando assim mais coesão ao texto.

   A coerência se trata do significado do texto e não mais da estrutura. Um texto pode ser coeso e não coerente, olhe este caso: “As ruas estão molhadas porque não choveu.” Há coesão na frase mas não há coerência, pois se a rua está molhada alguém praticou essa ação: uma pessoa ou a chuva ou alguma outra coisa.
   Para que um texto seja coerente temos que obedecer alguns princípios básico como o da não contradição. O texto não pode possuir ideias ou situações que se contradizem entre si, elas devem seguir uma lógica do início ao fim. O texto também não pode haver repetição de palavras e termos, ou ele ficara cansativo para o leitor e irá perder a coerência. O uso das ideias também deve seguir uma linha única, muitos fragmentos no mesmo texto pode causar incoerência.

   Com o uso dessas regras você pode facilmente criar textos bem elaborados, ou seja, coesos e coerentes. Você deve prestar atenção na estrutura das frases, perceber se as palavras estão concordando umas com as outras e também evitar a repetição de palavras e não inserir muitos fragmentos no texto, desta forma você terá um texto claro e cheio de sentido.


 B2332B1 – Wesley Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário